PASSEIO

PASSEIO
SANTANA DO CARIRI

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Raimundo

              Raimundo           (Robertinho Alves Bezerra15/01/12)
     Nascido em um pequeno sítio no município de exu e filho de agricultores trabalhou na lavoura até os 11 anos depois se mudou para a cidade. Quando chegou se deparou com algo muito estranho; ao invés de animais cercas e currais, casas comércios bares carros indo e vindo, Pessoas bêbadas nas calçadas e outras andando nos belos carros. Então ele foi vendo como ia ser diferente sua vida na cidade. Porém sabia que através de muito esforço e dedicação poderia conquistar uma vida menos sofrida de que aquela que levara na lavoura. Certa noite pediu a seus pais para que lhe matriculasse o quanto antes, pois não queria levar a mesma vida que aquele homem bêbado na calçada. Sua mãe Francisca disse para não se preocupar que quando o dia raiasse iria lhe matricular. Seu pai Severino que era uma daquelas pessoas ignorantes, mas gente boa, perguntou: - o que você que ser quando terminar seus estudos? Então Raimundo respondeu: - não sei bem ainda o que vou ser mais sei muito bem o que não quero ser.
Como prometeu sua mãe, quando o dia amanheceu foi logo fazer a matricula na Escola São Vicente de Paula. No dia 2 de fevereiro de 1999, Raimundo se acordou sedo, pois, sabia que ia ter o seu primeiro dia na sua nova escola e estava muito ansioso para conhecer seus novos colegas. Francisca ouvindo um barulho se acordou e perguntou ao Severino o que estava acontecendo Severino respondeu – eu acho que é o Raimundo que já está acordado. Ela então se levantou e preparou o café – venha Raimundo o café já estar servido. - Já vou mãe, estou calçando o sapato. Ele então terminou o café deu abênça aos seus pais e seguiu todo animado. Chegara à escola faltando 5 minutos para tocar o sinal, então resolveu esperar sentado em uma calçada próxima à escola, quando de repente avistou uma menina morena de olhos castanhos portando um celular modelo novo vindo em sua direção, ele ficou encantado com tanta beleza em um único lugar, pensou até em perguntar seu nome, mas não teve coragem, pois era um pouco tímido. Quando ela ia entrando na escola, Pedro um garoto de família rica deu-lhe um abraço e entrou junto com ela na escola. Raimundo vendo aquela sena ficou triste, pois sabia que ela não era Mulher pra ele, então foi para sua sala. Na hora do recreio ficou na porta da sala sozinho, porque não conhecia ninguém. Quando ele menos esperava avistou a bela menina que avia visto quando chegou na escola. Ficou olhando para ela sem tirar os olhos, Álvaro que era colega dele de classe viu a maneira como ele olhava para ela e perguntou: - Bonita não? Raimundo meio sem jeito respondeu –sim, ela é muito linda! - O nome dela é Joana. – Belo nome. Então os dois ficaram conversando e se tornaram amigos. Com o passar do tempo ele foi perdendo a timidez e conheceu vários colegas com quem fez boas amizades, porém  estava se tornando popular, por ser um aluno muito inteligente, e isso acabou despertando inveja em alguns alunos que começaram a apelidá-lo de caipira, da serra, passa fome e outros tantos. Álvaro que era seu amigo número um, dizia para ele não se preocupar que aquilo tudo era inveja por ele ser um bom aluno. Pedro certo dia bateu de propósito em Raimundo e derrubou todo seu material, Joana vendo aquilo de longe se aproximou e disse que Pedro não devia fazer aquilo com aquele pobre garoto. Raimundo então se levantou e disse: – Não tudo bem, já estou indo e saiu muito envergonhado. Pedro disse: -Joana não estou te entendo; como é que você defende um Zé ninguém desse? –Não estou defendendo só não acho certo o que vocês fazem com ele. Álvaro vendo aquela sena, ficou indignado e disse que Pedro só tinha feito aquilo pelo simples fato de Raimundo ser um dos alunos mais inteligentes da escola se não o mais inteligente.
            Raimundo chegou em casa muito chateado, sua mãe percebeu e perguntou o que tinha acontecido, ele respondeu que tinha um o garoto chamado Pedro, que implicava muito com ele. Francisca disse que não ligasse para esse tal de Pedro e continuasse focado em seus estudos. Um dia Raimundo estava conversando como sempre mais Álvaro quando de repente se surpreendeu com a presença de Joana. -Oi tudo bem disse ela? -Tudo respondeu Raimundo. Olha Sobre aquele dia eu queria pedir desculpas o Pedro é um grosso. Mas, você não fez nada! Enquanto os dois conversavam, Pedro observava-os e chamou seu amigo Giovane e disse que estava precisando dar um susto naquele Caipira metido a estudioso. Giovane perguntou quando seria ele respondeu que seria na hora do recreio. Quando a campainha tocou todos foram merendar, menos Raimundo, que não costumava merendar preferia ficar estudando na sala. Pedro vendo que não tinha ninguém Chamou Giovane e quando menos Raimundo esperava os dois entraram e começaram a bater nele com paus e dando socos depois saíram correndo. Quando seu amigo Álvaro voltou do recreio se deparou com Raimundo caído cheio de sangue e desmaiado na sala. Ele gritou corram, corram, Raimundo está ferido. Os outros alunos ouvindo aquele alvoroço correram e chamaram uma ambulância para levá-lo ao hospital. Sua mãe quando soube ficou muito mal e Severino não estava acreditando que isso teria acontecido dentro da própria escola. Joana também ficou muito triste porque já estava gostando de Raimundo e Álvaro já desconfiava de quem teria partido aquela atitude covarde. Raimundo passou alguns dias internado. Quando alguém lhe perguntava quem teria feito aquilo com ele, Raimundo respondia que não sabia, pois estava de costas e quando recebeu a primeira pancada deve ter desmaiado. Joana passou a visitá-lo em sua humilde casa, mesmo sendo filha de família rica não se importava em visitar ele de vez enquanto. Passado alguns dias Raimundo voltou a estudar e por incrível que pareça ele não sentia mágoa de ninguém e estava muito feliz por ter Joana por perto.
           Um dia quando todo mundo saiu para merendar ele ficou sozinho mais Joana e resolveu dizer a ela quem tinha lhe batido naquele dia, Joana ficou surpresa e disse que era para ele ter dito antes. Raimundo então falou: - dizer o quê? Eu tenho é que agradecer por ele ter me aproximado da mulher que eu amo! Então tascou um beijo nela. De i-la por diante era só alegria. Raimundo terminou os estudos e se formou em direito junto com seu amigo Álvaro e se tornou um advogado bem sucedido, comprou uma boa casa para seus pais e casou-se com sua amada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário