PASSEIO

PASSEIO
SANTANA DO CARIRI

sábado, 3 de dezembro de 2011

A Religião e as Guerras


             Como a Religião e as guerras atuam na sociedade
     Desde a antiguidade, as Guerras e a Religião influenciaram e continuam influenciando a vida das pessoas. Esse é um fato que podemos observar em vários períodos da história da humanidade, como por exemplo, o lançamento das bombas atômicas nas cidades japonesas durante a segunda guerra mundial, os campos de concentração alemã e os milhares de bombardeios que ocorreram durante as três guerras, mudou pra sempre o cenário político, econômico e social daquela época. Também podemos citar a guerra santa na Palestina, onde pessoas de religiões diferentes vivem em constantes combates, para impor sua religião, e voltando um pouco no tempo, mais precisamente na Era Medieval, a Europa também, viveu sob forte influência da Igreja católica e das guerras que não paravam de acontecer. Atualmente quando ligamos a TV, ouvimos falar em guerra civil na Líbia, na Síria e em outros países, mas não pode ser comparada com as que ocorriam anteriormente. A igreja, porém está um pouco à margem da sociedade, diferentemente do que ocorria quando ela era o centro do mundo. Mas a igreja é sem sombra de duvidas uma importante Instituição social, pois, desempenha um papel fundamental para a sociedade, procurando implantar a paz e igualdade entre as pessoas diferentemente das guerras.
     Portanto Podemos considerar a guerra e a igreja como uns dos personagens principais da obra: “A história da humanidade” que não para de ser escrita.                                                                                              
                                                                                  (Robertinho Alves Bezerra)

Um comentário:

  1. Caro Robertinho, inicialmente quero parabenizá-lo pelo seu Blog. Ele está muito voltado para a discussão de temas da atualidade. No que concerne ao assunto em tela, a saber a guerra e a religião, devo dizer que nem todas as guerras são de caráter religioso, todavia, os líderes religiosos, quando assumem posturas fundamentalistas e absoluto-exclusivistas geram a intolerância contra qualquer outra forma de expressão religiosa.
    Penso também que essa vinculação entre Religião e Guerra, deve se ao fato de que a aquela como a política lida com relações de Poder. por isso, muito frequentemente motivações políticas se revestem de um discurso religioso para mascarar as reais pretensões de quem promove o conflito.

    ResponderExcluir